Plano de Negócios

Para abrir um negócio, é necessário planejamento. Boas ideias só se tornam realidade quando construídas passo a passo. Desenvolver um plano de negócios é essencial para quem busca o sucesso de um empreendimento.

Assim como um mapa, o Plano de Negócios irá orientar o empreendedor com informações sobre o mercado, os produtos e serviços a serem oferecidos, os possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e pontos fortes e fracos no negócio. Por meio de projeções de faturamento, custos e despesas, o plano apresenta a viabilidade do negócio.

A maior vantagem é identificar erros enquanto eles ainda estão no papel e não cometê-los no mercado. Por isso, o empreendedor deve ser detalhista no planejamento. O plano de negócios deve também ser um documento aberto para constantes atualizações e que oriente o empreendedor não apenas na abertura, mas no desenvolvimento da empresa.

Elaborar um plano de negócios é primeiro passo para o sucesso de um empreendimento

Para o professor de Empreendedorismo e Plano de Negócio da Fundação Carlos Alberto Vanzolini Marcelo Nakagawa, um dos principais especialistas do Brasil em planejamento de negócios, pensar estrategicamente aumenta a chance de sucesso para qualquer negócio e também facilita a busca por investidores. “O principal objetivo de um plano de negócios é definir o que a empresa faz e onde ela quer chegar”, afirma.

A coleta de informações sobre o mercado é o primeiro passo para elaborar um plano consistente. Perfil do público-alvo, necessidades não atendidas, produtos e serviços oferecidos, concorrentes, fornecedores são elementos que ajudarão a definir estratégias para se posicionar corretamente.  Em geral, um plano de negócios completo possui a descrição da empresa, o plano de produtos e serviços, o plano de marketing, operacional, financeiro e jurídico. 

Existem ferramentas modernas para a criação de um modelo de negócio, como a criada por Alex Osterwalder e Yves Pigneur. Trata-se de uma linguagem comum que permite descrever, analisar e orientar organizações em como podem criar novos (inovar) ou alterar modelos de negócios já existentes.

Define-se modelo de negócios como a representação dos processos e das estratégias de uma empresa em como esta oferece valor aos seus clientes, obtém seu lucro e se mantém de forma sustentável por um período de tempo.

Veja as vantagens:

- Mínimização de riscos;

- Otimização do Investimento;

- Maior lucratividade;

- Redução de custos;

- Aprimora a idéia, tornando-a clara, precisa e de fácil entendimento.

- Facilita a apresentação do negócio a fornecedores e clientes potenciais, contribuindo para as negociações de apoio;

- Analisa o volume de recursos que será necessário para a implantação, a lucratividade e a rentabilidade do negócio;

- Permite a simulação de situações favoráveis e desfavoráveis, preparando a empresa para estas situações.

- Permite que os sócios negociem claramente as funções de cada um;

- É importante para a contratação e orientação de funcionários.

- É um importante documento para a apresentação a futuros sócios, investidores e bancos;

 

Fontes:

http://www.brasil.gov.br/empreendedor/abra-sua-empresa/plano-de-negocios

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